O SILÊNCIO DE SARAMAGO
de e com Catarina Câmara
O SILÊNCIO DE SARAMAGO
de e com Catarina Câmara

Curadoria SÃO CASTRO
A Cidade Dança, evento que desde 2019 é promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira, com curadoria de São Castro, assinala todos os anos o Dia Mundial da Dança, no mês de abril. Este ano, o festival acontece de 29 de abril a 4 de maio, com uma programação dedicada a esta expressão artística. Com propostas de espectáculos, exibição de documentários, encontros entre público e artistas, formação no domínio profissional ou lúdico, em vários espaços da cidade, são vários os artistas e estruturas convidadas da área da criação artística nacional e internacional, assim como é convocado o tecido artístico residente na cidade que se dedica a este ofício do corpo.
Programação 2025 a anunciar em breve ...
Inscrições abertas para projeto artístico com comunidade local
Na sua 6ª edição, o festival A CIDADE DANÇA reforça o seu compromisso com a comunidade de São João da Madeira e lança mais uma vez uma criação artística original a ser desenvolvida com os participantes da cidade. Este ano, serão Joana Providência e Daniela Cruz a dirigir o projeto ao longo de, sensivelmente, um mês. Este pretende ser um projeto desenvolvido em grande proximidade entre os participantes inscritos e as coreógrafas, levando a palco, no dia 30 de abril, o resultado das relações estabelecidas através da dança, em diálogo com a identidade da cidade e dos sanjoanenses.
O projeto é direcionado a pessoas de todas as idades a partir dos 16 anos, com ou sem experiência em dança, que tenham gosto ou curiosidade em desenvolver o seu conhecimento e aptidões em áreas artísticas como a dança, teatro, canto ou representação, num processo de partilha de experiências e criação coletiva liderada por Joana Providência e Daniela Cruz.
Joana Providência é uma coreógrafa reconhecida, autora de mais de 49 obras, foi nomeada para o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores e premiada com o prémio Sete de Ouro – Prémio Revelação. Tem desenvolvido uma linguagem pessoal de composição coreográfica, onde privilegia a relação entre intérprete e coreógrafo.
Daniela Cruz, bailarina e autora, fez formação na Codarts, em Roterdão, e estagiou na Companhia Dansgroep Krisztina de Châtel, em Amesterdão. Tem a sua atividade artística dividida entre a interpretação, criação, formação e assistência a coreógrafos, integrando vários projetos participativos com comunidades, como codiretora artística.
O processo de criação com as coreógrafas, decorrerá de 28 de março a 29 de abril - de quarta a sexta-feira em horário pós-laboral, entre as 18h15 e as 20h15, e aos sábados de manhã entre as 10h e as 12h30.
As inscrições já estão abertas e o convite para a participação é estendido a toda a comunidade de São João da Madeira assim como de áreas vizinhas. As inscrições devem ser feitas até ao dia 23 de março, através do preenchimento de formulário.
